segunda-feira, 21 de maio de 2012

Gordura Boa x Gordura Ruim



Você poderia ficar surpreso ao saber quem nem toda gordura é ruim para a saúde. Muitas gorduras possuem benefícios nutricionais reais, bem como conferem um gosto e sabor vitais à comida.

As gorduras são uma grande fonte de energia e provêem blocos de construção essenciais para as células em seu corpo – na verdade, certos tipos de gordura podem ajudar a manter seu coração saudável. Então, o que é importante não é apenas a quantidade de gordura, mas o tipo de gordura que você ingere.

Quais são os diferentes tipos de gordura?

Existem dois diferentes tipos de gorduras – gorduras boas e gorduras ruins. Gorduras saturadas e gorduras trans são chamadas “gorduras ruins”, já que podem aumentar os níveis de colesterol. Gorduras insaturadas (boas) são melhores para ajudar a manter seu coração saudável. Gorduras boas aparecem em variedades monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Os benefícios

Gorduras poliinsaturadas são encontradas em peixes oleosos e certos óleos de plantas, tais como óleo e alimentos à base de girassol, como os da Becel. Gorduras monoinsaturadas são encontradas no óleo de oliva, óleo de colza, algumas castanhas e abacates. Têm-se provado que gorduras poliinsaturadas (e, em menor grau, gorduras monoinsaturadas) diminuem os níveis de colesterol, ajudando a manter seu coração saudável.

Os prejuízos

Gorduras saturadas e trans são ruins para sua saúde cardíaca. Gorduras saturadas representam más notícias para seu colesterol e saúde cardíaca, e podem ser encontradas em produtos de origem animal, tais como queijo, nata, salsichas, outras carnes gordurosas e manteiga. Você também encontrará gorduras saturadas em bolos, biscoitos e doces pré-embalados, bem como em uma porção de comidas prontas e salgadinhos.


Trocar alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga, por alimentos contendo gorduras poliinsaturadas, tais como os alimentos da Becel, ou gorduras monoinsaturadas, pode ajudar a manter seu coração saudável, como parte de uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.

Salgadinhos, comidas prontas e produtos panificados, todos contêm gordura trans. Gordura trans é uma preocupação para a saúde, pois não só aumenta os níveis de colesterol no sangue, como também não provê quaisquer benefícios nutricionais reais.

Então, da próxima vez que você for atrás de um salgadinho, tente uma dessas opções com baixo teor de gordura ou sem gordura trans (tais como vegetais crus, sementes ou iogurte desnatado). Não se esqueça de sempre checar o rótulo para assegurar-se de que o produto pré-embalado é baixo tanto em gorduras trans como saturadas.

Link:


----------------------------------------------------------------------------------
 
27° Dia (19/05/2012)

No sábado eu acordei cedo e fui para av. Andradas correr/caminhar, comecei caminhando por 500 metros, depois corri por 4 km e terminei caminhando por 2km. Durante o resto do dia continuei firme e forte na reeduação alimentar.

-----------------------------------------------------------------------------------
 
28° Dia (20/05/2012)

Domingo eu aproveitei para descançar, segui firme e forte na RA e completei minha primeira semana sem açucar e margarina. Quase não consumia açucar no regime antes, somente para adoçar o café, mas agora nem isto eu faço. O que não consegui ainda foi colocar o arroz integral na minha alimentação.

------------------------------------------------------------------------------------
 
29° Dia (21/05/2012)

Hoje acordei cedo para levar a minha noiva no seviço, logo depois fui para av. Andradas, caminhei por 500 metros, depois corri por 4 km e terminei caminhando por mais 2 km. Hoje fiz minha 4° pesagem e esta semana perdi 1,5 kg. Achei o resultado ótimo, por sinal acho que agora meu corpo vai perder cada vez menos peso. Pois já se acostumou com o ritmo e com a RA. No proximo mês espero perder 5 quilos e no terceiro mês uns 4 quilos. Dentro de 3 meses já terei perdido 16 quilos ou seja já terei saido da “casa dos oitenta” e estarei pesando uns 78 quilos. Acho que estes ultimos 8 quilos por sinal serão os mais dificeis para eliminar,  eles eu precisarei de pelo menos uns 5 meses. Mas isto não é coisa para se preocupar agora. O lance é curtir meu primeiros resultados e continuar com foco e disciplina no meu objetivo.


Segue abaixo meus dados corporais :


1° Dia, 23/04/2012
Peso: 95,100 kg
IMC: 31,05
BF: 30,70%
Abdômen: 110 cm

8° Dia, 30/04/2012 (1° Semana)
Peso: 93 kg (-2,1 kg)
IMC: 30,36
BF: 27,55%
Abdômen: 105 cm

14° Dia, 07/05/2012 (2°Semana)
Peso: 91,100 kg (1,900kg)
IMC: 29,74
BF: 26,70%
Abdômen: 103 cm

22° Dia, 14/05/2012 (3°Semana)
Peso: 89,200 kg (1,900kg)
IMC: 29,12
BF: 25,81%
Abdômen: 101 cm

29° Dia, 21/05/2012 (4°Semana)
Peso: 87,700 kg (1,500kg)
IMC: 28,62
BF: 25,36%
Abdômen: 100 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário