segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vai uma corridinha aí?


O esporte ganhou muitos adeptos, afinal, é eficiente e barato. Mas será que uma calçada e fôlego já é suficiente para ser um bom corredor?

Se praticada da maneira incorreta, a corrida pode provocar sérias lesões nas articulações e fraturas, além de doenças mais graves. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia, pela Corpore (a maior organizadora de corridas da América Latina) e pela Sociedade Brasileira de Traumatologia – com 7.731 corredores amadores – demonstrou que 71,2% dos entrevistados já sentiram dores em decorrência do esporte e 53,1% já sofreram lesões. Então fique esperto com as dicas:

1 – Antes de começar a praticar a corrida de rua, é aconselhado consultar um médico especialista e são três exames que você deve fazer. “O cardiovascular examina a pressão arterial e a frequência cardíaca, o metabólico mede as taxas do sangue, como o colesterol e a glicose, e o biomecânico que identifica a pisada do atleta e a angulação dos joelhos”, explica Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte, de São Paulo.

2 – O uso inadequado do tênis também tem relação direta com as lesões e para saber se o problema é esse, repare se sente dores constantes na coluna, no quadril, joelho, tornozelo ou pé.

3 – Por isso, a preocupação do corredor com seu tênis é importante, então, fique esperto. Para escolher seu pisante fique atento aos três tipos de pisadas.. A neutra, a supinada, que é para fora, e a pronada, que é para dentro. E há um tipo de tênis para cada caso.

4 – Para se preparar:

Alongamento – Cinco minutos de alongamento antes e depois do treino são o segredo para ganhar flexibilidade e deixar os músculos em ponto de bala para correr.

Panturrilha e posterior de coxa
Com uma perna semiflexionada e outra apoiada num degrau pelo calcanhar, leve o tronco à frente até tocar o pé.

Quadríceps
De pé, flexione uma perna para trás e segure o pé junto ao glúteo, mantendo a perna de apoio semiflexionada e o quadril encaixado.

Quadril
Desça até o chão com uma perna (flexionada a 90 graus) à frente da outra (estendida) e as mãos espalmadas e leve o quadril o mais próximo do solo.

Interior de coxa
Com as pernas bem afastadas, mãos espalmadas no chão entre elas, flexione uma das pernas e abaixe, mantendo a outra estendida.

Alimentação

Antes do treino

O que você vai comer depende de quanto vai correr: se for menos de uma hora, faça um lanche antes e hidrate-se até o final do exercício. Quem vai treinar por mais de uma hora precisa repor carboidratos durante a atividade.
- 1 punhado de uvas passas ou 1 gel de carboidrato dão conta do recado.

Depois do treino

Agora é preciso repor a energia e restaurar os músculos. Para isso, dá-lhe carboidratos de alto índice glicêmico – como arroz e pão brancos, batata e mel – e proteínas. Aposte ainda nos alimentos antioxidantes (folhas, vegetais e castanhas) para evitar a proliferação de radicais livres na musculatura.

Link:
http://menshealth.abril.com.br/fitness/corrida/vai-uma-corridinha-ai/

-----------------------------------------------------------------------------------------------

15° Dia (07/05/2012)

Segunda semana completa. Fiquei feliz em saber que perdi mais 1,9kg, o que ainda é normal para segunda semana, afinal durante os dois primeiros meses de reeducação alimentar o corpo tem uma perda maior. Já no terceiro para o quarto mês o corpo acostuma com a quantidade de comida e por consequência disto diminui a perda de peso. Por isto, espero aproveitar bastante esta primeira fase.

O meu percentual de gordura corporal diminui mais um pouco, e estou quase dentro da faixa recomendável, que é entre 6% e 25% para homens e 12% a 31% para mulheres é considerado saudável. Porém, é considerado um percentual de gordura baixo e atletico entre 6% e 14% para homens e entre 12% e 20% para mulheres. Pretendo em um futuro não tão distante ficar com o percentual de gordura a baixo de 10%. 

O meu IMC já esta abaixo de 30, o que significa que não estou mais obeso. Pretendo ter um IMC abaixo de 23 assim que atingir os 70 quilos.

Hoje comecei o dia bem, caminhando na av. Andradas por 3 km e depois voltei correndo por 2 km e caminhei por mais 600 metros. Continuo firme e forte na reeducação e já estou pronto para fazer mais atividades físicas. É estranho o tanto que fico mais bem disposto nos últimos dias.

Dados Corporais:

1° Dia, 23/04/2012
Peso: 95,100 kg
IMC: 31,05
BF: 30,70%
Abdômen: 110 cm

8° Dia, 30/04/2012 (1° Semana)
Peso: 93 kg (-2,1 kg)
IMC: 30,36
BF: 27,55%
Abdômen: 105 cm

14° Dia, 07/05/2012 (2°Semana)
Peso: 91,100 kg (1,900kg)
IMC: 29,74
BF: 26,70%
Abdômen: 103 cm

 
No mais é isto. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário