quarta-feira, 9 de maio de 2012

Os Benefícios do Alongamento



Relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea, acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Imagine unir todos estes benefícios em um só exercício. Isto é o alongamento!

O alongamento é composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna, membros e região pélvica (próximo à virilha), toráxica e lombar (onde terminam as costas). Os exercícios de alongamento são indicados tanto para quem faz atividades físicas regularmente como para quem está sedentário a algum tempo.

Exercício para todas as idades

De acordo com o ortopedista Fernando Garcia, a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Segundo Garcia, pessoas de todas as idades podem fazer alongamento, mas, como tudo que se refere ao corpo, é preciso consultar um médico antes de começar.

O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. "Nesse horário, o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades e por isso está mais disposto", explica o médico. Mas, para as pessoas que têm má postura ou um dia de trabalho muito repetitivo, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também façam alongamento após o trabalho.

Segundo Fernando Garcia, o ideal é que o alongamento seja realizado de duas a três vezes por semana. Para quem faz exercícios regularmente, ele recomenda que o alongamento seja feito antes e depois dos exercícios. "Antes dos exercícios o alongamento vai esquentar as fibras musculares para que elas não sofram com o movimento e depois das atividades físicas o alongamento vai relaxar os músculos", explica o ortopedista.

Confira os principais benefícios do alongamento:

- Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue
- Diminui as tensões
- Reduz o risco de lesões
- Facilita a execução de movimentos no dia-a-dia
- Diminui dores musculares
- Auxilia na reabilitação de problemas estruturais
- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais
- Aumenta a capacidade de concentração
- Ativa a circulação sanguínea
- Tranquiliza e relaxa
- Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral
- Combate o stress
- Melhora a qualidade de vida

O alongamento vai testar os limites do seu corpo, portanto é comum que as dores ocorram no início, afinal você não está acostumado a fazer os movimentos propostos. Depois de alguns meses a sua flexibilidade vai aumentar e com isso a facilidade para realizar os movimentos também.

Link:

---------------------------------------------------------------------------------------------

17° Dia (09/05/2012)

Acordei um pouco tarde, mas não deixei de ir caminhar de manhã. Como o tempo esfriou bastante nos últimos dias estou caminhando um pouco mais antes de correr. Hoje caminhei/corri ao todo 6,9km (caminhei por 1,6 km, depois corri por 1,4 km, caminhei por 500 metros, corri por 1,6 metros e caminhei por mais 1,8 km)

Nestes 17 dias muita coisa mudou. Já sinto meu corpo reagir diferente aos estímulos, estou mais ágil e mais rápido para fazer qualquer coisa. O meu humor também melhorou bastante nos últimos dias. Hoje minha irmã (que é nutricionista) entregou meu plano alimentar para os próximos meses, com ele pretendo conseguir ganhos maiores e mais saudáveis na minha Reeducação Alimentar.

No mais é isto! Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário